top of page
  • elainecviana

Quais os riscos de fazer cirurgia bariátrica sem acompanhamento de Nutricionista?


Quais os riscos de fazer cirurgia bariátrica sem acompanhamento de Nutricionista


Oi a todos/as que nos seguem aqui no Insituto Afficere. Aqui é a Dra Elaine C. Viana. Como já sabem, eu trabalho com Nutrição Bariátrica há mais de 17 anos.

Meu Doutorado também foi com pacientes bariátricos, e os resultados permitiram importantes publicações em periódicos científicos internacionais (ex: aqui e aqui).

Tem me preocupado muito a quantidade de pessoas que estão indo para a cirurgia bariátrica sem aparentemente ter tido mínima orientação nutricional, apesar de portarem laudo nutricional pré cirurgia bariátrica. Como? Preocupa, né!?

Por isso resolvi deixar aqui um resumo da NECESSIDADE de real acompanhamento nutricional pré e pós bariátrica, preferencialmente com NUTRICIONISTA experiente.  Então, vamos lá!

Quais são os riscos de fazer cirurgia bariátrica sem acompanhamento de nutricionista? Os mais comuns são:


1) DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS: A cirurgia reduz o tamanho do estômago (restrição) e, dependendo do tipo de cirurgia, também ocorre desvio do intestino (desabsorção), o que habitualmente diminui a ingestão e absorção de nutrientes essenciais.

O conhecimento de quais, da forma (ex: consistência) e da quantidade de alimentos, somado a questões socioeconômicas e culturais de cada paciente, NÃO são coisas simples de gerenciar. Deficiências nutricionais decorrentes do mal (ou nenhum) acompanhamento nutricional podem gerar anemia, osteoporose, problemas cardíacos e neurológicos, entre outros.


2) MÁ ADAPTAÇÃO ALIMENTAR: A cirurgia bariátrica muda significativamente a capacidade estomacal de processar os alimentos. Sem acompanhamento nutricional correto, a tarefa para essa adaptação pode ser tão difícil quanto perigosa. Pode ir de desconforto gastrointestinal e vômitos até sérias complicações no pós-cirúrgico.


3) REGANHO DE PESO: A cirurgia bariátrica não modifica as inclinações e hábitos do paciente. A bariátrica não é garantia de baixo peso ad eternum.  Além disso, o desejável é perder tecido adiposo, e não massa muscular. Não é uma questão só de balança! É fundamental acompanhamento para reestruturação nutricional. Para ressignificar o ato de comer, e do que comer.

É muito arriscado entregar a vida ao Dr. Google e influencers, pois a probabilidade de informações falsas é muito maior que de informações verdadeiras.


4) RISCO CIRÚRGICO: A falta do cuidado nutricional pré-cirúrgico aumenta o risco de complicações DURANTE a cirurgia bariátrica, os quais poderão repercutir em problemas durante ou pós. Portanto, é preciso entender que a contratação de nutricionista experiente é um gesto de valorização da própria vida. A própria cirurgia só deve ser indicada quando os benefícios superarem os riscos.


Tenho mais de 21 anos de experiência profissional, e a maioria desses anos dedicados ao público bariátrico. Para quem deseja segurança no acompanhamento nutricional pré e pós-cirúrgico imediato, ou de médio e longo prazo para impedir o reganho de peso e deficiências nutricionais, faça contato comigo no WhatsApp do Instituto Afficere.

Trabalhamos com 3 modelos: Consultório (Vitória-ES), Online e Domiciliar. Clique no banner abaixo e saiba mais sobre o Instituto Afficere. Conheça também nosso Instagram.


Instituto Afficere excelência em Nutrição Vitória ES



Dra Elaine Cristina Viana Instituto Afficere Vitória ES

Elaine C. Viana é Nutricionista e Mestre em Ciência da Nutrição (UFV), e Doutora em Fisiologia (UFES).​ Tem mais de 21 de experiência como nutricionista, 18 anos como professora universitária e atendimento clínico-nutricional, sendo a maior parte desse tempo dedicada a pacientes bariátricos e pessoas com diferentes graus de obesidade. Foi Presidente da Associação de Nutrição do Estado do Espírito Santo (ANEES; 2012-16) e membro da Diretoria (2008-12 e 2016-19).

Comments


bottom of page