top of page
  • elainecviana

Quem disse que sua CREATINA é realmente CREATINA?


Instituto Afficere excelência em Nutrição Nutricionistas em Vitória ES

A CREATINA é o suplemento cientificamente mais estudado, e um dos mais consumidos no mundo. Mas quem disse que ao comprar um pote de creatina você terá garantidamente CREATINA dentro? 

Os resultados de um teste realizado recentemente pela Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri; reportagem) movimentou as redes sociais. Refere-se a um teste feito com muitas marcas de creatina.

Antes de falar dos resultados, vale destacar que as normas atuais permitem que a creatina que você compra possa ter variação de até 20%. Ou seja, é legalmente aceito que a cada 100 g de creatina apenas 80 g seja verdadeiramente creatina.

O que já era um exagero escalou para o assombroso. A Abenutri reprovou 25 marcas de fabricantes de creatina. E dessas 25 marcas, 40% delas tiveram 100% de variação. Ou seja, havia absolutamente NADA de creatina. E se não é creatina que está dentro do pote, o que é?

Pois é, além de jogar seu dinheiro fora, há ainda riscos à sua saúde. Sabe-se lá o que você está ingerindo por aí.

Como isso viralizou na internet, é bem provável que você já viu essa história. Mas o que queremos destacar com isso é o seguinte:

Orientação de nutricionista não se restringe 'ao que', 'ao quanto' e 'ao quando' consumir. É bem mais que isso, e inclui orientar sobre cuidados relacionados à fonte.

Mas muitos dos usuários destes suplementos REPROVADOS podem ter tido os resultados que esperavam. Sabe por quê?

Quando falamos em hipertrofia muscular (ou ganho de massa muscular), temos que considerar todo um contexto biológico e de mudanças de hábitos para que os resultados apareçam. Destacamos:

- Periodização correta do treinamento. 

- Qualidade e quantidade alimentar. 

- Controle de estresse. 

- Qualidade do sono. 

- Suplementos colaborativos.

- Fatores biológicos intrínsecos (ex: genética). 

Muitos vendedores irão sugerir que todo o efeito benéfico conseguido com o treinamento é exclusivo da creatina (ou de outro suplemento vendido por eles). Mas não é assim! Os resultados mais expressivos não devem ser atribuídos aos suplementos.

A orientação correta feita por profissionais com formação sólida é que faz muita diferença. 

Aliás, em 2022, o cientista canadense Stuart Phillips, que é um dos principais pesquisadores sobre mecanismos associados à hipertrofia muscular, publicou um artigo de opinião, mas com forte embasamento científico, cuja mensagem principal era:

"Suplementos, especialmente divulgados para praticantes de exercícios físicos, servem para praticamente NADA". 

Mas isso é tema para um próximo post.

Para concluir, antes de você desperdiçar seu dinheiro e ainda arriscar sua saúde, saiba que é mais seguro, econômico e eficiente consultar uma nutricionista experiente na área.

Te convidamos a conhecer o Instituto Afficere:

Instituto Afficere excelência em Nutrição Vitória ES

Somos nutricionistas há mais de 20 anos. Temos Mestrado, Doutorado e somos Docentes universitárias. Fazemos atendimentos nutricionais em consultório (Vitória-ES) e online. Também oferecemos mentorias, cursos e palestras. Já ajudamos, orgulhosamente, milhares de pessoas nessa nossa longa trajetória.

Somos especialistas em diferentes áreas, e um destaque das nossas competências é exatamente o uso de estratégias nutricionais para o aumento de massa muscular. Aliás, para profissionais da área de nutrição, educação física, fisioterapia e medicina do esporte, temos um curso completo sobre hipertrofia muscular. Basta clicar nesse banner abaixo para saber mais.


curso hipertrofia muscular instituto afficere nutricionistas em vitoria es

Se desejar falar conosco, a forma mais rápida é via WhatsApp ou Instagram. Teremos prazer em ajudar! ;)


........................................................................................................................................................

Dra Elaine Cristina Viana Instituto Afficere Vitória ES

Nós, Elaine C. Viana e Fernanda S. G. Pedra, somos nutricionistas (UFV e UFOP) com mais de 20 anos de experiência. Temos várias pós graduações lato e/ou stricto sensu, e somos também docentes universitárias. Temos ampla experiência nas áreas de nutrição clínica-hospitalar, emagrecimento, bariátrica, massa muscular, doença renal e oncológica. Afeto é o que nos move! Nossos programas nutricionais são conciliados aos hábitos e culturas de cada pessoa. E nosso Instituto (https://www.institutoafficere.com.br) nasceu do desejo de compartilhar estratégias, conhecimentos e vivências em nutrição.

Comments


bottom of page