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Como avaliar os resultados do seu Consultório

Muitos nutricionistas reclamam dos resultados e até se decepcionam ao montar um consultório, mas será que você está conseguindo também gerenciar o seu negócio?

Entre os conhecimentos que todo empreendedor deve adquirir, além das questões técnicas é claro, também está o de aprender a empreender.


Empreender, segundo o Dicionário Oxford Languages, empreendedorismo é “a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios, sendo ainda uma iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, normalmente envolvendo inovação e riscos”. Aliás, gosto muito deste conceito, pois incorpora várias etapas do processo.


Assim, temos um cenário que pode ser estimulante e assustador ao mesmo tempo. Mas, entender o que já temos de dados disponíveis em mãos será sem dúvida o primeiro passo para utilizar estes dados a seu favor. A isto podemos chamar de diagnóstico.


Uma ferramenta muito importante no processo de diagnóstico e avaliação contínua do negócio é a criação de indicadores que podem permitir direcionar o caminho a ser percorrido por você e seu paciente, quando estamos exemplificando aqui o consultório. Então seguindo nesta linha de raciocínio, por meio dos indicadores conseguimos enxergar o problema e qual o plano de ação devemos traçar para resolvê-lo.


Também é importante mencionar aqui que os indicadores podem ser para avaliar diferentes áreas. Então vamos aos exemplos:


Indicadores de Gestão:

✅ Faturamento mensal - te permite avaliar se o valor da sua consulta está justo ou não, se é suficiente para cobrir seus custos. Avalie o que você oferece na consulta ou programas nutricionais, qual o diferencial da sua consulta em relação ao mercado, o tempo dedicado, e estabeleça um preço. Depois confronte custo e receita – os custos estão muito altos? É possível reduzir os custos? Ou a receita ainda não é suficiente para cobrir os custos necessários?


✅ Ticket médio das suas consultas em um mês - normalmente no valor da primeira consulta está incluído o retorno. Você está atendendo mais consultas de retorno ou primeira vez?

Este valor médio permite verificar como distribuir as diferentes atividades no mês.


✅ Número de consultas de primeira vez em um mês -indica a captação de clientes.

Você pode utilizar esta informação para fazer o planejamento de divulgação do seu negócio e até direcioná-la ao público que pretende captar.


✅ Número de retornos em um mês - indica a fidelização dos seus clientes.

O retorno é um ótimo indicativo de que o cliente acredita na importância do acompanhamento para a adoção do novo hábito, seja ele alimentar ou de vida. A ideia de fidelização aqui não é dividir a consulta para que seu paciente/cliente volte. Isto é antiético. Aquilo que é essencial para o bom primeiro atendimento deve ser realizado no primeiro atendimento. Outros testes e utilização de ferramentas complementares podem e devem ser utilizadas para complementar a avaliação a longo prazo, até porque será preciso fazer adaptações a depender da mudança da rotina de vida do paciente/cliente. Então, aqui estamos falando de quanto mais você demonstra a importância do atendimento e do acompanhamento e envolve o paciente no processo, mas ele é parceiro na caminhada.


Outros exemplos de indicadores e agora nutricionais:

Este você deve utilizar para direcionar o tratamento do seu paciente e conseguir resultados mais efetivos:

✅ Aumento do gasto energético

✅ Ingestão excessiva de energia

✅ Ingestão insuficiente de proteínas

✅ Alteração de função gastrointestinal

✅ Aderência limitada às recomendações relacionadas a nutrição


Em todos estes casos a resposta positiva ou negativa irá direcionar para um caminho a ser seguido. É preciso se questionar.


Você pode ainda saber mais de como sistematizar o seu atendimento e quais indicadores para o diagnóstico em nutrição com as publicações da Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN acessando o link: https://www.asbran.org.br/storage/arquivos/PRONUTRI-SICNUT-VD.pdf


Vamos voltar a falar também sobre estas etapas do atendimento.


Até breve.

Grande abraço!


Elaine e Fernanda.





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